Proposta inovadora em uma das áreas que mais crescem no país

Inserida no maior campus da Unicamp, com uma verdadeira seleção de profissionais e um programa de educação continuada considerado cinco estrelas pelo Guia do Estudante há 10 anos consecutivos, a Faculdade de Educação Física da Unicamp completa 30 anos de história, mudando os rumos da Educação Física no Brasil e no mundo.

O curso

A filosofia de ensino, formadora dos profissionais mais disputados no mercado de trabalho, está pautada em um tripé que consiste em: excelência da equipe pedagógica, formada integralmente por professores doutores de projeção global; projeto pedagógico, com um currículo amplo, atual e diversificado, em constante modernização; integração do ensino teórico e prático, promovida em projetos de pesquisa e extensão, que colocam o aluno em contato com as diferentes atividades desenvolvidas no campus. O curso foca a formação de profissionais plenamente capacitados para enfrentar os novos e constantes desafios da área, de forma humana, ética, crítica e construtiva. O bacharel em educação física formado pela FEF estará capacitado para atuar na prescrição de exercício físico para diferentes aplicações sociais (crianças, adultos, idosos, atletas e indivíduos com necessidades especiais), diversos objetivos (saúde, lazer, iniciação esportiva, esporte de alto rendimento, esporte adaptado, na gestão, assessoria e planejamento de eventos esportivos e na pesquisa científica no campo das Ciências do Esporte, Saúde e Educação Física) e em diferentes mercados (clubes, academias, empresas, hospitais, clínicas, hotéis, órgãos públicos, ONGs). Já na licenciatura, o estudante formado pela FEF estará apto a trabalhar no planejamento, na execução e na avaliação curricular da disciplina de Educação Física na Educação Básica, nas pesquisas científicas ligadas às questões da educação física escolar e na elaboração de programas de ensino na escola.

O currículo

A FEF oferece o curso de graduação tanto no período diurno (oito semestres de duração) quanto no período noturno (dez semestres de duração) e o aluno tem a possibilidade de se formar com dupla titulação, licenciatura e bacharelado, em uma formação integralizada e consistente. O currículo está alinhado às tendências nacionais e internacionais de formação profissional para educação, esporte, saúde, qualidade de vida, educação física adaptada, por meio da pesquisa e do trabalho interdisciplinar. Os alunos têm o aprendizado estimulado por pesquisas, estágios, grupos de estudos, projetos de extensão, em um processo de formação continuada, garantindo uma ampla gama de possibilidades a serem trabalhadas em suas interfaces, diferenças e, sobretudo, profundidade teórica.

A estrutura

Equipamentos de última geração, requisitados por treinadores e esportistas de alto rendimento, compõem os diversos ambientes distribuídos pelo campus. Há laboratórios de: fisiologia do exercício, instrumentação em biomecânica, atividade motora adaptada, imagem corporal, atividades aquáticas, ginástica, lutas, força, composição corporal, entre outros. Há também um completo laboratório de informática e uma biblioteca própria com uma infinidade de títulos à disposição dos alunos. Estrutura moderna, com salas climatizadas e completo equipamento multimídia em todas as salas de aula da faculdade, sala de estudos e rede wi-fi, além das instalações esportivas com quadras poliesportivas, pista de atletismo, sala de danças, ginásio de esportes e complexo aquático.

Intercâmbio

A FEF possui projetos em parceria com diversas universidades de prestígio no mundo, o que possibilita oportunidades de intercâmbios que enriquecem ainda mais o currículo do aluno. Período: diurno em período integral Vagas: 50 Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 10,9 / 2ª fase – 3,3 Integralização: 8 semestres

Período: noturno
Vagas: 50 Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 9,2 / 2ª fase – 3,5
Integralização: 10 semestres
Unidade: FEF – Faculdade de Educação Física
www.fef.unicamp.br
graduacao@fef.unicamp.br
Tel: (19) 3521.6606

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável