Integração entre mecânica, eletrônica e computação

Lacuna no mercado de trabalho é oportunidade para profissionais qualificados

Ministrado no período noturno, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), o curso integra a engenharia mecânica, a engenharia eletrônica e a computação. Coordenado pelo Professor Dr. Niederauer Mastelari e pelo Professor Dr. Luiz Otávio Saraiva Ferreira, coordenador associado, o curso conta principalmente com os recursos humanos e materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica, tendo o apoio da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e do Instituto de Computação (IC). O tempo de integralização é de 12 semestres. Além da qualificação do corpo docente, constituído em sua quase totalidade por professores doutores com dedicação integral, a FEM dispõe de uma completa infraestrutura de ensino e pesquisa. A possibilidade de realizar intercâmbios com universidades de outros países é uma realidade cada vez mais presente. É uma oportunidade única de desenvolvimento profissional e pessoal que está disponível aos melhores alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação. A formação multidisciplinar nas áreas de mecânica, eletrônica, instrumentação industrial, informática, controle e gestão da produção permitirá ao profissional elaborar estudos e projetos, bem como participar da direção e fiscalização de atividades relacionadas com o controle de processos e a automação de sistemas industriais.

Atividades extracurriculares

Os alunos do curso podem participar de diferentes atividades extracurriculares, como a Phoenix, que cria robôs radiocontrolados e alguns autônomos para competições. São cinco categorias: combate, sumô, seguidor de linha, hóquei e trekking. Os próprios alunos criam e desenvolvem o robô, utilizando os conhecimentos adquiridos no curso. O projeto Mini-Baja cria um veículo offroad. O campeonato avalia o carro em vários aspectos: aceleração, suspensão e tração, enduro e resistência, além do projeto em si. O Aerodesign desenvolve aeromodelos radiocontrolados para competição. São avaliadas na competição as características do voo, a carga que o aeromodelo consegue transportar e o conjunto do projeto. O objetivo do Ecocar é desenvolver um veículo onroad que utiliza motor elétrico. A competição também avalia o carro quanto à aceleração, enduro, eficiência energética, entre outras provas. O FSAE cria um veículo onroad a combustão. A competição considera fatores como aceleração, enduro, consumo de combustível, e outras provas. O curso de Engenharia de Controle e Automação possui uma Empresa Júnior, a Mecatron, composta integralmente por estudantes. Nela os alunos aprendem as principais ferramentas administrativas e a gerenciar os projetos de automação. Além disso, ainda existe a Atlética, que incentiva a prática de esporte e realiza treinos em diversas modalidades.

Atuação Profissional

A característica predominante do engenheiro de controle e automação é sua formação generalista, que tem em vista sua preparação multidisciplinar, harmonizando, portanto, soluções e equipamentos que antes requeriam a utilização de profissionais de áreas distintas. Isto, evidentemente, requer um esforço notável tanto do corpo docente quanto do corpo discente, mas que acabará suprindo uma lacuna que realmente existe no mercado, e possibilitando uma realização profissional bastante interessante. O engenheiro de controle e automação tem como campo de trabalho as indústrias de base, metal-mecânica, automotiva e de autopeças. Poderá atuar na gestão fabril/empresarial, na organização do projeto, na fabricação e manutenção, em atividades relacionadas com processos e com automação industrial. Poderá tratar de assuntos de engenharia legal, relacionados às atividades citadas acima. Finalmente, a abrangência do curso capacita o formando a iniciar-se na carreira de pesquisador na área de engenharia de controle e automação, podendo também atuar posteriormente como professor universitário.

Período: noturno
Vagas: 50
Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 16,8 / 2ª fase – 6,0
Integralização: 12 semestres
Unidade: FEM – Faculdade de Engenharia Mecânica
www.fem.unicamp.br
cgeca@fem.unicamp.br
Tel: (19) 3521.3221 / 3521.3224

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável