Contato com pesquisa e ciência de ponta

Sólida formação teórica e experimental capacita o aluno para um futuro multidisciplinar

O desenvolvimento do conhecimento científico em física é um dos empreendimentos mais fascinantes e importantes da história da humanidade, tendo contribuído de forma decisiva para os avanços tecnológicos que hoje nos conduzem à chamada era do conhecimento. O Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) é reconhecidamente uma das instituições mais importantes do país nessa área, desenvolvendo atividades de pesquisa que vão desde a busca por novos materiais, usando nanotecnologia e optoeletrônica, até a física das partículas elementares, passando pela aplicação da física em diversas áreas, como medicina, biologia, química e até economia. No curso de Física, os estudantes são estimulados a desenvolver características importantes para o profissional do século XXI, como a capacidade de absorver e transferir novos conhecimentos com organização e método. Este aprendizado ocorre não só nas disciplinas do curso, como também nas atividades fora da sala de aula e nas inúmeras oportunidades de estágios de pesquisa e iniciação científica. A oportunidade de contato diário com alguns dos melhores pesquisadores em diferentes áreas de física, através da orientação de trabalhos e projetos em áreas experimentais, teóricas ou multidisciplinares, é um dos grandes diferenciais do curso oferecido pelo IFGW.

Bacharelado em Física - período diurno

O curso de bacharelado em Física objetiva a formação de um profissional capacitado para a pesquisa básica ou aplicada, em universidades, centros de pesquisa, indústrias e outros setores da sociedade. A maioria dos alunos formados no bacharelado em Física no IFGW frequentemente ingressa nos melhores programas de pós-graduação, não apenas na Unicamp como também em outras das melhores instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no mundo. Alguns de nossos alunos também se inserem no mercado de trabalho, atuando no mercado financeiro ou em indústrias de tecnologia. Há ainda aqueles que investem na carreira empreendedora após a conclusão do curso. Quem deseja cursar bacharelado em Física deve prestar vestibular para o chamado Curso 51 . A opção pelo bacharelado em Física será feita no final do terceiro semestre. O curso é oferecido apenas no período diurno.

Física Médica e Física Biomédica - período diurno

Desde 2003, o IFGW oferece o curso de bacharelado em Física com habilitação em Física Médica ou ênfase em Física Biomédica. O curso de Física Médica visa a formar profissionais competentes em Física para atuar na área hospitalar, uma demanda crescente no mercado de trabalho. Os alunos de Física Médica formados no IFGW têm se destacado nos serviços de radioterapia, medicina nuclear, radiologia diagnóstica e proteção radiológica dos principais hospitais do país, e são, em grande parte, aceitos nos melhores programas de residência em Física Médica. O curso de Física Biomédica tem como principal objetivo formar um pesquisador com sólida base nas áreas de Física, Biologia e Medicina, capaz de integrar esses conhecimentos em pesquisas interdisciplinares inovadoras. Os alunos interessados em um destes cursos devem prestar vestibular para o Curso 51 .

Licenciatura em Física - diurno ou noturno

A licenciatura leva à formação de quem pretende ser professor do ensino médio. O licenciado em Física é qualificado para o trabalho em instituições educativas, escolares e não escolares, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional. Faz parte dessa formação profissional a experiência de pesquisa, bem como de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa. O IFGW oferece duas opções para esse curso: diurno e noturno. Os alunos interessados nesse curso devem prestar vestibular para o Curso 51 e optar pela licenciatura no fim do segundo semestre. A licenciatura em Física no período noturno tem duração de dez semestres (em vez dos oito semestres no diurno), para possibilitar que os estudantes com menos tempo disponível possam acompanhar o curso de forma equilibrada. No vestibular, os estudantes interessados nesse curso devem escolher a opção Licenciatura em Física.

 

Período: diurno em período integral
Ingresso através do Curso 51
Integralização: 8 semestres (10 semestres para Física Médica)
As modalidades de bacharelado com ênfase em Física Biomédica e bacharelado em Física Médica apresentam limitações de vagas: Biomédica (10) e Médica (30).
A seleção para estas vagas ocorre antes do quarto semestre do curso, por critério acadêmico.
Período: noturno (apenas Licenciatura)
Vagas: 40
Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 7,4 / 2ª fase – 4,3
Integralização: 10 semestres
Unidade: IFGW – Instituto de Física “Gleb Wataghin”
www.ifi.unicamp.br
secgrad@ifi.unicamp.br
Tel: (19) 3521.5303

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável