Um profissional da saúde

Interação entre a Faculdade de Ciências Médicas e o Instituto de Estudos da Linguagem

O curso de Fonoaudiologia da Unicamp é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o que lhe concede uma característica multidisciplinar peculiar. Há também a participação de outras Unidades da Universidade, como o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e o Instituto de Biologia (IB). A coordenação de graduação do curso de Fonoaudiologia é conjunta. A coordenadora é da FCM, Profa. Dra. Christiane Marques do Couto, e a coordenadora associada, do IEL, Profa. Dra. Maria Filomena Spatti Sândalo. O curso foi implantado em 2002. Acontece em período integral e tem duração prevista de oito semestres.

Campo de atuação

Fonoaudiólogo é o profissional com graduação plena que atua na pesquisa, promoção, prevenção e terapêutica das alterações de linguagem oral e escrita, motricidade oral, voz e audição. Seu trabalho abrange as faixas etárias do recém nascido ao idoso e é desenvolvido nos setores público e privado, em diferentes espaços sociais: hospitais, escolas, clínicas, unidades básicas de saúde, centros de convivência, centros especializados, indústrias, universidades, teatros e escolas. Em razão desse perfil, o profissional de fonoaudiologia tem um leque de opções depois de formado. A perspectiva atual da profissão é muito favorável e o campo de trabalho está cada vez mais promissor. Ações recentes como a aprovação da Lei Federal da triagem auditiva neonatal, o aumento da contratação em empresas privadas como consultórios, clínicas, empresas de aparelhos auditivos e de consultorias e a oferta de concursos públicos têm permitido uma demanda crescente no mercado de trabalho para o profissional fonoaudiólogo. O setor da Saúde absorve a maioria desses profissionais, especialmente por meio de instituições e órgãos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, o curso de Fonoaudiologia, inserido em uma das principais universidades públicas brasileiras, busca, na formação contínua de seus alunos, um equilíbrio entre a capacitação técnica especializada e a formação para atuar em saúde pública/ coletiva. É essa característica multi e interdisciplinar, com base em uma integração curricular de diferentes áreas, que distingue o curso de Fonoaudiologia da Unicamp, cuja missão é criar e disseminar o conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, com referenciais de excelência em todos os campos do saber. O objetivo principal é formar profissionais generalistas multidisciplinares, aptos para atuar com base nos princípios éticos do profissional fonoaudiólogo. As políticas públicas e princípios do SUS são amplamente discutidos, permitindo o comprometimento social e a integralidade dos profissionais, que estão capacitados também para integrar grupos de pesquisa, pelo desenvolvimento de projetos de iniciação científica financiados por agências de fomento, bem como pelo desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso.

Formação multi e interdisciplinar

A grade curricular do curso dá uma dimensão da formação multi e interdisciplinar oferecida, possibilitando a atenção integral à saúde e o desenvolvimento de ações integradas. Para propiciar essa formação abrangente, oferece disciplinas de ordem geral e específica nas áreas de ciências tecnológicas, humanas e biológicas, direcionadas ao estudo da constituição e do desenvolvimento humano, das políticas de saúde pública, da relação profissional/paciente e dos princípios éticos que regem a atuação do profissional fonoaudiólogo. Os estágios são cumpridos em instituições públicas como centros de saúde, Hospital de Clínicas da Unicamp e de Sumaré, Caism-Hospital Dr. Aristodemo Pinotti, escolas e no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (CEPRE), proporcionando o atendimento à comunidade local e regional e oferecendo orientação, avaliação e terapia fonoaudiológica, como também cuidados preventivos com relação às principais alterações da audição, voz, desenvolvimento da linguagem oral, escrita, fala e motricidade oral. A Área de Assistência do CEPRE, além de diversas salas de atendimento, dispõe de laboratórios para Avaliação Auditiva, Linguagem, Voz e Motricidade Orofacial, equipados com o que há de mais avançado no segmento. Isso possibilita cobrir os diversos campos de atuação profissional - fonoaudiologia preventiva, comunitária, diagnóstica e fonoaudiologia clínica - na avaliação e processo terapêutico. Como resultado, temos alunos graduados aprovados nos primeiros lugares em concursos públicos municipais, residência, pós-graduação e também atuando como docentes em cursos de Fonoaudiologia.

 

Período: diurno em período integral
Vagas: 30
Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 12,3 / 2ª fase – 4,1
Integralização: 8 semestres
Unidade: FCM – Faculdade de Ciências Médicas
www.fcm.unicamp.br/fcm/graduacao/ fonoaudiologia
grad-fono@fcm.unicamp.br
Tel: (19) 3521.8992 - 3521.9085

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável