Raciocínio matemático e habilidade para cálculos científicos

Formação moderna em ciência, tecnologia e inovação para atuação na academia e no mercado de trabalho

Oferecido no período diurno integral pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), o curso de Matemática Aplicada e Computacional tem como missão institucional a formação moderna de recursos humanos para atuação tanto no mercado de trabalho como na academia. O currículo contempla uma sólida fundamentação matemática orientada para aspectos teóricos e aplicações em ciência, tecnologia e inovação. Ao longo do curso os estudantes acumulam experiências com teorias, algoritmos computacionais e equações matemáticas, com uma finalidade potencial de uso como ferramenta na solução de desafios e de gargalos tecnológicos nas mais diversas áreas, como, por exemplo, agricultura, biologia, economia, engenharias, finanças, física, área médica, negócios, química, entre várias outras, sempre em favor da sociedade e, de fato, do mundo. O objetivo é capacitar profissionais em matemática aplicada e computacional para a criação de novas teorias e soluções, face aos atuais desafios transdisciplinares, que por sua vez, exigem a unificação dos conhecimentos científico, tecnológico e de inovação. O curso orienta seus estudantes para lidar com uma combinação de conhecimentos matemáticos, cálculos computacionais e uma flexibilidade para interagir com profissionais de outras áreas na construção de soluções criativas e eficientes face aos desafios postos pela sociedade.

Ênfases, flexibilidade e corpo docente altamente qualificado

O curso conta atualmente com três ênfases: Análise Numérica, Biomatemática e Pesquisa Operacional. Assim, ao bacharelar-se, o estudante poderá obter também um certificado de estudos em uma ou mais dessas ênfases. A redução do número de créditos em disciplinas obrigatórias possibilita maior liberdade de escolha na área de aplicação da matemática que mais interessa ao aluno. Assim, aqueles que desejarem trabalhar no setor empresarial, em departamentos de planejamento e controle da produção e em setores de economia e finanças, entre vários outros segmentos no mercado de trabalho, terão mais de um ano para cursar disciplinas específicas de matemática aplicada, estatística e da área de pesquisa operacional. Já aqueles que querem se dedicar mais a tecnologia e inovação, podem cursar no IMECC várias disciplinas orientadas para matemática computacional. Os alunos que preferirem trabalhar como pesquisadores na temática Matemática Aplicada e Computacional podem se matricular em diversas disciplinas específicas nas áreas de Análise Aplicada, Análise Numérica, Biomatemática, Combinatória e Teoria de Números, Física Matemática, Geofísica Computacional, Métodos Computacionais de Otimização, Pesquisa Operacional, e Tratamento Matemático de Imagens e Inteligência Computacional, que são oferecidas pelos docentes do Departamento de Matemática Aplicada (DMA) do IMECC. Aqueles que seguirem o caminho da pesquisa poderão ainda prosseguir em seus estudos na pós-graduação. Nesse caso sua formação poderá ser também direcionada para as atividades de pesquisa científica e docência em nível superior. No IMECC, o curso de Matemática Aplicada e Computacional é de responsabilidade direta do corpo de docentes do DMA. O corpo docente é altamente qualificado, todos com doutorado, incluindo uma proporção muito expressiva de pesquisadores do CNPq, e que participam em projetos, eventos e intercâmbios em diversas instituições no Brasil e no exterior.

Ingresso no bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

Quem deseja cursar bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional deve prestar vestibular para o chamado Curso 51 (leia sobre o curso 51 na página 22). A opção pelo bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional será feita no final do terceiro semestre. Assim, ao optar por Matemática Aplicada e Computacional, o candidato ingressará no chamado Curso 51 e durante os três primeiros semestres vai frequentar as mesmas disciplinas básicas com os alunos do Curso 51. Os alunos também assistem a palestras sobre as características e o campo de atuação de Matemática Aplicada e Computacional.

Formação moderna e mercado de trabalho promissor

O mundo e o mercado atual requerem profissionais modernos e criativos, com uma capacidade de se adaptar rapidamente, com raciocínio lógico e habilidade para cálculos em geral, e ao mesmo tempo com capacidade de interagir com pessoas e novas tecnologias, novos conhecimentos e mudanças urgentes face às necessidades das sociedades em pleno desenvolvimento. Este cenário desafiador é muito promissor para o bacharel em Matemática Aplicada e Computacional. Os egressos do curso podem atuar em bancos, consultoria de negócios, empresas de logística, comércio e prestação de serviços, setor financeiro e de investimentos, tecnologia e inovação, entre várias outras atividades. Ou seja, o curso constitui uma janela de oportunidade para formação de recursos humanos preparados para lidar com cálculos complexos e algoritmos computacionais para as mais diversas aplicações no mercado de trabalho e de alto nível.

 

Período: diurno em período integral
Ingresso através do Curso 51
Integralização: 8 semestres
Unidade: IMECC – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
www.ime.unicamp.br
grad@ime.unicamp.br
Tel: (19) 3521.5936

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável