Amanhã é a data da 14ª. edição do evento Unicamp de Portas Abertas - UPA, quando, com enorme satisfação, receberemos a sua escola no campus da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Para o melhor aproveitamento da visita, é importante a observação de algumas orientações:

1. O evento ocorrerá no horário das 9h às 17h, neste sábado, dia 19/05/2018. Sendo assim, o tempo de permanência é livre e dependerá dos interesses da escola. O estacionamento é exclusivo para os ônibus/vans das escolas e funcionará a partir das 7h.

2. Fiquem atentos à sinalização que estará visível na rodovia. Esta indicará a entrada principal da Unicamp.

3. O Acesso será através da Avenida Guilherme Campos, que interliga a Unicamp ao Shopping Dom Pedro. Este acesso se caracteriza por ser uma das entradas principais, assim, as escolas podem optar primariamente por esta entrada.

 

Mapa da localização da Unicamp

 

4. A recepção dos visitantes (ponto de desembarque e embarque) será no Bolsão de Estacionamento da Biblioteca Central, local onde sairão as rotas para que os visitantes possam conhecer os Institutos e as Faculdades: a Rota Ônibus, que conta com transportes providos de acessibilidade, a qual conduzirá até as Unidades mais distantes, e carros elétricos para pessoas com deficiência que fará a rota ao redor do Ciclo Básico e a Rota a Pé a qual seguirá para os destinos mais próximos. Ambas as rotas serão auxiliadas por monitores devidamente paramentados com a camiseta UPA e crachá. Os visitantes também estão convidados a assistir às palestras programadas para o Centro de Convenções e Oficina no Ciclo Básico II.

5. Os visitantes terão acesso à programação de todas as atividades oferecidas pelas Unidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Órgãos/Centros e Núcleos. Para facilitar a visita sugerimos que cada visitante monte a sua programação e a traga para agilizar o seu deslocamento.

6. Pedimos a gentileza de orientarem os estudantes que solicitem a ajuda dos monitores do evento sempre que houver necessidade e que, evitem, sobretudo, atravessar a avenida na qual será realizado o embarque/desembarque. A mesma possui um fluxo de ônibus intenso, o que torna a travessia bastante perigosa.

7. Na chegada à universidade, as escolas serão orientadas e recepcionadas por monitores devidamente identificados com camiseta branca e colete de trânsito laranja “formato X”. Neste momento, eles farão – por meio de APP a Identificação do Ônibus e Quantidade de Pessoas, e a entrega do formulário “Controle de Visitas”.

8. O ônibus deve ser estacionado no local indicado, conforme formulário recebido na chegada. O estacionamento é gratuito e o evento possui equipe devidamente preparada para realizar o Embarque/Desembarque. Na saída, os motoristas serão convocados pela equipe de Trânsito. O ônibus será solicitado na tenda da Vivência: para evitar transtornos e atrasos, pede-se que os professores se apresentem na tenda específica de embarque e não realizem contato diretamente com o motorista, pois prejudica a logística do embarque. Lembre-se que recebemos centenas de escolas no evento, é imprescindível mantermos a organização e o controle de todas as minúcias.

9. Na chegada ao evento, o professor ou o responsável pela visita receberá do monitor o formulário “Controle de visitas”, onde constará o número do ônibus e estacionamento. “GUARDE” com cuidado este papel, pois o mesmo deverá ser entregue no momento em que o professor se apresentar na tenda para o embarque e solicitar o deslocamento do ônibus. A falta deste papel dificultará o embarque da escola, visto o grande número de veículos presentes no dia do evento.

10. Atenção: os ônibus somente serão liberados após a escola estar totalmente reunida no ponto do embarque.

11. Contamos com o “Espaço dos professores”, localizado no Centro de Convenções da Unicamp, onde serão apresentados materiais didáticos de autoria de docentes da Universidade e haverá também distribuição de jornais e livros da Unicamp.

12. O evento contará com três ambulâncias para atender os visitantes. Caso haja a necessidade de uso, pedimos aos professores que orientem seus alunos a procurar um monitor, que acionará o socorro imediato.

13. É importante planejar a visita. Toda a programação está disponível no site em http://www.upa.unicamp.br/confira-programacao-upa-no-campus-2018 e no aplicativo da UPA.

14. Dicas e curiosidades sobre o evento podem ser vista em nossa página no facebook: https://www.facebook.com/UPA.Unicamp.

15. Disponibilizamos na página oficial do evento (http://www.upa.unicamp.br/app-upa) um aplicativo, desenvolvido para dispositivos móveis, que possibilitará aos participantes acessar a programação da UPA, bem como os portais da Unicamp. A utilização da funcionalidade de geolocalização do mesmo facilitará a chegada aos locais de visitação. O aplicativo é compatível com a plataforma Android (Google) e a IOS (Apple).

QR code para App UPA AndroidQR code para App UPA na App Store

16. Importante a Unicamp não possui postos para carregar aparelhos celulares.

17. Os alunos devem trajar roupas adequadas ao clima dessa época do ano. A previsão do tempo será de chuvas com trovoadas, temperatura mínima de 12º e máxima de 28º, sugerimos o uso de capa de chuva. O uso de protetor solar e consumo de água é indicado.

18. Há, no local do evento, uma praça de alimentação, montada especialmente para o evento, além de cantinas e restaurantes espalhados pelo campus e entorno, para atender os visitantes.

19. O consumo de drogas e bebidas alcoólicas é terminantemente “PROIBIDO” no campus.

Sejam bem-vindos e boa visita!

 

Acesso e trânsito interno

Mapa de acessos e rotas internas da Unicamp na UPA
Mapa de acessos e rotas internas da Unicamp na UPA

 

Comissão Organizadora

UPA 2018

 

 

Direitos Humanos