Curso de Fonoaudiologia

Rua: Tessália Vieira de Camargo,126- Cidade Universitária Zeferino Vaz

Local: Anfiteatros 2, 3 e salas de aula e tenda externa na Lego.

Horários: 9h às 17h.

Recepção
Local: Tenda

9h30 – Os alunos do CAXS recepcionarão os visitantes na entrada da Lego, e fará uma rápida apresentação do curso de Fonoaudiologia falando sobre as principais áreas da fonoaudiologia, conforme definições da sociedade Brasileira de fonoaudiologia. Posteriormente, farão uma breve explanação, especificamente sobre o curso de fonoaudiologia da Unicamp. Seus diferenciais, a parceria FCM/IEL, os órgãos (Atlética, CA e Semafon) e, em seguida, instruirão os visitantes a irem conhecer as atividades que estarão sendo realizadas nas áreas abaixo.

Atividades cursos Fonoaudiologia:

1.Motricidade Orofacial

- Os alunos farão demonstração dos equipamentos utilizados na área e suas finalidades.

-Palestras sobre o comprometimento da fala, deglutição, mastigação, respiração e neonatologia.

- Exercícios de relaxamento.

2.Audiologia

- Será feito trabalhos de orientação sobre o funcionamento da audição e cuidados para proteção auditiva.

-  Entrega de protetores Auditivos.

- Demonstração de procedimentos realizados na área de Audiologia com apoio de audiômetros, otoscópios e outros equipamentos utilizados para realização de exames e diagnósticos.

- Testes subjetivos da audição, e explicação da diferença ente prótese auditiva e implante coclear e aplicarão um questionário sobre saúde auditiva.

3.Voz

- Orientações sobre saúde da Vocal.

- Demonstração de jogos de voz e análise acústica de voz.

- Apresentação de vídeos das pregas vocais e da fonação.

- A liga acadêmica de estudos da voz promoverá palestras que desperte o interesse e a curiosidade dos visitantes, durante o UPA.

- Será ensinado aos visitantes exercícios vocais como medida de prevenção e saúde vocal.

4.Reabilitação visual

- Teremos apresentação dos recursos de tecnologia assistiva, para os visitantes: estes recursos serão utilizados nas atividades de comunicação e linguagem da pessoa com deficiência visual, que são Sistema braile, sistema dos-vox (informática, software falado); recursos ópticos e não ópticos de ampliação de imagem para favorecer atividades de leitura e escrita; jogos e brinquedos adaptados para pessoas com deficiência visual.

- Será feita simulação da limitação visual, ocasionadas pelas principais doenças que causam esta deficiência (glaucoma, catarata, retinopatia diabética, retinose pigmentar), com demonstração das técnicas de utilização da bengala pelo individuo com deficiência visual. Estas atividades fazem parte do processo de reabilitação no qual o fonoaudiólogo é membro integrante da equipe interdisciplinar.

5.Linguagem

- Apresentação da atuação Fonoaudiológica em distúrbios da linguagem. Serão feitas sessões de vídeos sobre linguagem, afasia e AVC, explicando os sintomas e suas consequências. Os alunos irão falar da área de gerontologia, explicar o que é a comunicação e falar sobre o trabalho da fonoaudiologia nas trocas da fala.

- Apresentação de jogos, e demonstração de material com CSA com vistas a sensibilizar a comunidade quanto à importância desses recursos a favorecer a comunicação e qual o papel da fonoaudiologia na realização desse trabalho.

- Haverá apresentação de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para a comunidade visitante, introduzindo alguns aspectos teóricos dessa língua (fonologia, sintaxe, semântica) e mostrarão algumas atividades em que Libras é utilizada (diálogos, música, teatro), com o intuito de mostrar a prática e língua em uso.

6.Disfagia

- Vídeos e imagens sobe os mecanismos da deglutição e a conduta Fonoaudiológica nesta área.

- Explicação dos alunos sobre os vídeos apresentados