Local: Rua Saturnino de Brito, 224. Cidade Universitária Zeferino Vaz
Campinas - São Paulo. CEP: 13083-889

Horários: 9h às 16h30.

Atividades por departamento:

Atividades do Departamento de Arquitetura e Construção:

Aqui você poderá entender um pouco sobre o mundo do arquiteto e sobre o processo de projeto arquitetônico, tomando contato com algumas atividades realizadas por alunos e professores do primeiro ao último semestre, por meio de uma exposição que mostrará o conteúdo das disciplinas, o trabalho nos ateliês e os Trabalhos Finais de Graduação. Também estarão expostos maquetes e projetos produzidos por alunos do curso. Poderá verificar as atividades do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC), entender o processo de confecção de modelos reduzidos e visitar o Laboratório de Modelos e Maquetes, compreendendo como os alunos produzem as maquetes e os modelos tridimensionais.

Atividades do Departamento de Estruturas:

Você terá a oportunidade de observar a monitoração de um modelo reduzido de ponte ferroviária com aquisição e processamento de dados em tempo real. Em outro experimento, você terá a oportunidade de construir uma ponte de tamanho real, usando somente a gravidade para manter as peças unidas. Especificamente, nós iremos construir uma ponte projetada por Leonardo da Vinci em 1486. Além disso, em uma maquete serão introduzidos fumaça e ar quente em sua área interna, para apresentar fisicamente a dinâmica dos fluidos envolvida na propagação da fumaça e no aumento de temperatura na estrutura. Em conjunto apresentaremos os modelos numéricos nos softwares utilizados nas pesquisas da área. Você também poderá montar sua estrutura com molas e entender o equilíbrio estrutural.

Atividades do Departamento de Geotecnia e Transportes (Laboratório do DGT):

Aqui você verá equipamentos topográficos e geodésicos. Além disso, poderá assistir a um experimento sobre simulação de ocorrência de areia movediça.

Atividades do Departamento de Recursos Hídricos (Laboratório do DRH):

Neste laboratório serão feitos experimentos que mostram as tecnologias utilizadas para o transporte de água. Você terá a oportunidade de ver e interagir com os experimentos realizados nas bancadas experimentais, em que serão demonstrados os fundamentos do transporte de líquidos em canais. Em seguida, você poderá entender o princípio de funcionamento de uma bomba hidráulica, ilustrado através de um experimento de rotação. E, finalmente, em uma instalação será demonstrado o fluxo de água em tubulações e acessórios (curvas, válvulas e outras conexões).

Atividades do Departamento de Saneamento e Ambiente:

Conheça como funciona uma estação de tratamento de água (ETA), visualizando a operação de uma mini ETA executada em acrílico. Você poderá aprender também um pouco sobre como funciona o tratamento biológico de efluentes domésticos e industriais. Conhecerá ainda alguns organismos aquáticos utilizados em ensaios de ecotoxicidade, usados para avaliar se os efluentes ainda são tóxicos ao ambiente aquático. Enfim, poderá conhecer um pouco da rotina dos profissionais da Engenharia Civil que se dedicam à área de Saneamento e Ambiente.

Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT)

Você poderá pilotar uma mini empilhadeira LEGO através de controle remoto e, com tempo estabelecido, mover uma determinada carga de um lugar para outro. Também poderá fazer um teste de alocação de cargas com a solução ótima do software CargoWiz bem como traçar uma rota para visitar um conjunto de lugares e comparar esta rota com a oferecida pelos sistemas de informações em logística. Participará de uma atividade de realidade aumentada e terá contato com vídeos e manequim que abordam aspectos da logística e de sua formação.

Projetos Juniores em   Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo (PROJEC)

Conheça também a Empresa Júnior, que integra as atividades dos estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo em um ambiente de atividades profissionais.

MÓBILE – Escritório Móvel de Arquitetura e Urbanismo (EMAU)

Venha conhecer o trabalho do Escritório Móvel de Arquitetura e Urbanismo, um escritório modelo que funciona com um projeto de extensão comunitária, no qual os alunos de Arquitetura e Urbanismo encontram uma local para debate, pesquisa e produção arquitetônica que se atente à realidade social da região.

Centros Acadêmicos

Aproveite também para conversar com os estudantes que participam dos Centros Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (CACAU) e de Engenharia Civil (CAXD), para conhecer algumas atividades extracurriculares e saber um pouco mais sobre a vida na Universidade.