Cidade Universitária Zeferino Vaz - Av. Albert Einstein, 400 - Distrito Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-852 https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1xZAyvc8ZGA4psGzAZ6UgdsqZMV0&ll=-22.821653523960915%2C-47.065711319446564&z=19

Atividades:

Local: FEEC – Corredor do Bloco C, térreo.

Música e Engenharia

– Pesquisamos diferentes maneiras de fazer, analisar e interagir com som e música usando instrumentos, robôs, eletrônica e computadores.

Local: FEEC – Corredor do Bloco C, térreo.

Identificação de Contaminantes em Placas de Circuito Impresso

– As placas eletrônicas de circuito impresso desde o início do processo de fabricação, montagem e passando pelos processos de teste, acabam sendo contaminadas por íons que afetam sua confiabilidade. Esta exposição visa discutir sobre o tema e identificar quem são estes contaminantes e, em que momento do processo podem estar presentes nos processos produtivos da indústria.

Local: FEEC – Bloco C, térreo.

Laboratório de Alta Tensão

– Apresentação do laboratório, suportabilidade da isolação de isoladores usados em linhas de transmissão. Fenômenos de descargas atmosféricas. Para 20 participantes por sessão, com duração de 30 minutos.

Horários: 9h às 17h.

VMTK-Neuro, um sistema de visualização interativa para localização de lesões cerebrais que geram crises epilépticas

– Você já vivenciou algum ataque epiléptico usualmente marcado por quedas e contrações musculares? Você sabia que na maioria dos casos as crises epilépticas são decorrentes das atividades elétricas anormais produzidas por lesões cerebrais? Você sabia que, quando desconectadas tais lesões do restante do cérebro sadio, o paciente pode ganhar uma qualidade de vida dentro da normalidade? E você sabia que engenheiros tem um papel fundamental no desenvolvimento de técnicas não-invasivas de diagnóstico e de tratamento da epilepsia? Nesta atividade mostramos como podemos combinar as técnicas de engenharia com visualização interativa para uma localização não-invasiva e uma intervenção minimamente invasiva de lesões sutis.

Aplicações de Eletrônica de Potência

– Aspectos fundamentais do condicionamento da energia elétrica por meio de processamento eletrônico e controle digital. Aplicações em veículos, fontes renováveis de energia e aplicações industriais.

Horários: 9h às 17h.

Geração de eletricidade com painéis fotovoltaicos

– Nesta apresentação os visitantes poderão conhecer o funcionamento dos painéis solares fotovoltaicos e dos componentes que compõem os sistemas fotovoltaicos (inversores, controladores, baterias).

Local: FEEC – Corredor do Bloco C, 1° Andar.

Horários: 9h às 17h.

Apresentação da entidade WIE – Women in Engineering.

– Apresentação do grupo e conversa sobre a carreira na área de exatas. O objetivo é desmistificar a engenharia, principalmente, para as meninas.

Local: FEEC – Bloco E, térreo – LE-11.

Laboratório de Circuitos Lógicos

– Fundamentos de circuitos lógicos. Semáforo baseado em circuitos integrados. Projeto de uma calculadora simples. Projeto de um sistema de tranca eletrônica. Projeto de um sistema para reconhecimento de dígitos baseados na rede neural de Hopfield.

Local: FEEC – Bloco E, térreo – LE-16.

Engenharia Biomédica

– Serão apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos em diferentes subáreas da Engenharia Biomédica, por exemplo, Bioengenharia, Engenharia Médica e Biológica, Engenharia de Reabilitação, Neuroengenharia e Engenharia Clínica. Serão mostrados protótipos de equipamentos, vídeos, setups experimentais, modelos matemáticos e softwares computacionais que vêm sendo desenvolvido por alunos e pesquisadores do DEB/FFEC e do Centro de Engenharia Biomédica (CEB/UNICAMP).

Local: FEEC – Bloco B, 1º Andar – LE-24.

Horários: 9h às 17h.

Nanomateriais para sistemas de armazenamento de energia

– Apresentaremos os nanomateriais que produzimos e sua respectiva aplicação em supercapacitores. Supercapacitores são capacitores eletroquímicos de dupla camada que permitem rápida carga e descarga (~segundos), permitindo assim aplicações diversas desta tecnologia desde eletrônicos até mobilidade.

Local: FEEC – Bloco E, 1º Andar – LE-27.

Seu primeiro aplicativo para Smartphone

– Nessa atividade o(a) visitante vai descobrir que não é tão difícil assim desenvolver seu próprio aplicativo para Android. Usando o ambiente MIT AppInventor 2 e alguns conceitos básicos de programação gráfica mostramos como desenvolver aplicativos usando vários recursos de seu smartphone.

Local: FEEC – gramado entre os blocos C e E

Horários: 9h às 17h.

Projeto " Campus Sustentável"

– Apresentação do projeto firmado entre a Unicamp e a CPFL, que tem como objetivo o Desenvolvimento de um Modelo de Campus Sustentável."

PALESTRAS

Local: Sala FE-02

10h - Porque cursar Engenharia Elétrica?

Prof. Dr. Renato da Rocha Lopes – Coordenação de Graduação em Engenharia Elétrica

Local: Sala FE-02

11h15 - O que são interfaces cérebro-computador?

Prof. Dr. Romis Ribeiro de Faissol Attux e Prof. Dr. Rafael Ferrari

Local: Sala FE-02

14h - Engenharia de Computação: Uma profissão para atender as necessidades da sociedade contemporânea

Prof. Dr. Eduardo Alves do Valle Júnior – Coordenação de Graduação em Engenharia de Computação.