Local
Complexo de Salas de Aula da FCM (Lego), entrada pela Rua Albert Sabin, s/nº, 

Horário
9h às 17h

Atividade

  • CURSO DE MEDICINA

    1) Uma visão no cérebro
    Liga de Neurologia e Neurocirurgia e Liga de Oftalmologia
    Nessa atividade, os alunos poderão ver peças anatômicas do cérebro e vivenciar como ele influencia nossa visão. O aluno terá a oportunidade de colocar um óculos que simula a compressão do quiasma óptico, sendo abordado como que o cérebro forma as imagens que o olho capta.

    2) Explicando o câncer de mama e a cirurgia de mastectomia na prática
    Liga de Ginecologia e Obstetrícia + Liga de Cirurgia Plástica.
    A liga de Ginecologia e Obstetrícia dará uma explicação sobre os tipos de câncer de mama existentes, os métodos de prevenção (incluindo o autoexame, o que contará com maquetes para demonstração), e quando e em que casos ocorre a indicação para a mastectomia. A liga de Cirurgia Plástica dará a explicação sobre o procedimento cirúrgico em si, por meio de vídeos/imagens, questões técnico-cirúrgicas, os riscos e as consequências da cirurgia/prognóstico da paciente.
    Local – Sala FCM 02

    3) O coração e o corpo humano
    Liga de Cardiologia.
    Faremos uma breve apresentação da anatomia do coração humano, ensinando os pontos de ausculta, com estetoscópios, e por fim faremos um quiz.
    Local - Arena 2 (Laboratório de Habilidades)



    4) Liga de Otoneurologia.
    Apresentaremos a área e os profissionais envolvidos na atuação. Apresentaremos uma amostra de como pode ser realizada a reabilitação vestibular por meio de exercícios tradicionais e também de realidade virtual.
    Local - Arena 03 (Laboratório de Habilidades)

    5) Imunoquiz
    Liga de Infectologia + Liga de Pediatria e Cirurgia Pediátrica.
    Será realizado um quiz interativo com os participantes. Eles serão divididos em dois times com número de participantes aproximadamente iguais para cada time. Serão projetadas perguntas relacionadas à vacinação na infância e algumas na fase adulta também. Os participantes terão alguns minutos para responder e elegerão alguém para representá-los. A ideia é instigar a curiosidade dos participantes e desmitificar o tema, tão polemizado atualmente. É uma atividade prática, interativa, informativa é cabível de ser feita em 10 minutos.
    Local – Sala FCM 03

    6) Exercício da Ética no cuidado integral e Humanizado
    Liga de Ética e Bioética + Liga Psiquiatria.
    Será exposto, inicialmente, em forma de teatro uma situação em que uma cliente procura o serviço de saúde para realização do procedimento de aborto. A partir daí serão realizadas discussões que pautarão a atuação do profissional de saúde e os acontecimentos ocasionadores de sofrimento físico e psíquico que levaram a cliente até aquele momento. Além de possíveis implicações da realização ou não do procedimento.
    Local – Sala FCM 04

    7) Hipertensão e Diabetes: exames práticos no seu controle e seu acompanhamento na UBS
    Liga de Diabetes Mellitus, Hipertensão e Obesidade + Liga da Liga da Saúde da Família e Comunidade
    A Liga de Diabetes, Hipertensão e Obesidade dará explicações breves sobre essas três doenças crônicas exploradas pela liga, incluindo uma parte prática de medir pressão arterial e glicemia de voluntários dos grupos de visitantes, além de uma simulação de aplicação de insulina em bonecos. A discussão colaborará para o desenvolvimento sustentável na medida em que evita o desenvolvimento dessas patologias que levam a gastos do sistema de saúde, com medicações, exames, etc. A Liga de Saúde da Família e Comunidade explicará de que maneira a estratégia de saúde da família se encaixa no contexto de cuidado longitudinal dessas doenças crônicas e como isso se dá de maneira prática no dia a dia de um profissional de saúde da atenção primária: as instruções que devem ser dadas ao paciente considerando todo o seu contexto social, como montar um diário de glicemia, como fazer um gráfico de evolução, etc.
    Loca – Sala FCM 05

    8) Cirurgia e transplante: corte e sutura
    Liga de Transplantes + Liga de Cirurgia.
    A atividade será dividida em duas partes a fim de abranger temas relacionados às duas ligas. Nos primeiros 5 minutos, será feita uma introdução teórica, explicando coisas essenciais sobre transplantes (como ser doador, quais órgãos podem ser doados, dados sobre lista de espera e tx realizados, etc.) e, em seguida, (nos 5 minutos restantes) iremos realizar uma parte mais prática, na qual os ligantes irão demonstrar como fazer suturas.
    Sala - FCM 06

    9) DNA: UMA VIAGEM AO NÚCLEO DA CÉLULA
    Liga de Patologia Molecular
    Apresentaremos por recursos audiovisuais o DNA e sua importância para a Medicina Moderna. De maneira sucinta e didática, explicaremos como alterações em suas estruturas podem levar a diversas doenças, entre elas, o câncer. Além disso, utilizaremos um microscópio para que os alunos consigam observar a célula e suas estruturas principais: membrana, citoplasma e núcleo.
    Sala - FCM 07

    10) Comunicação de Más Noticias com Pacientes Oncológicos 
    Grupo de Estudos em Oncologia + Liga de Tanatologia.
    A Atividade consiste em apresentar um caso clínico de um paciente oncológico em estado terminal para os participantes. Quatro participantes seriam escolhidos para uma cena teatral onde eles representariam os médicos do paciente e de sua família, e comunicariam a esses o estado do tratamento e a medida de cuidados paliativos. A família e o paciente seriam representadas pelos ligantes. Após a finalização do teatro os ligantes farão uma breve explicação sobre cuidados paliativos em pacientes oncológicos e sua importância.
    Local - ANFITEATRO 1


    11) Salvando vidas - módulo de Reanimação Cardiopulmonar(RCP)
    Liga do Trauma.
    A atividade será realizada em duas etapas: 1) Os alunos irão para uma palestra no salão nobre, onde também responderão um primeiro questionário. Tempo de duração: 10 min 2) Os alunos passarão por um ensinamento prático, em bonecos, de reanimação cardiopulmonar. Responderão novamente um questionário ao final da atividade. Tempo de duração: 10 min.
    Local – Salão Nobre e Espaço das Artes (Prédio sede da FCM)

    12) As lesões dos ligamentos do joelho
    Liga de Ortopedia + Liga de Medicina Esportiva.
    Vamos falar um pouco da anatomia do joelho e mostrar as principais lesões, LCA e LCP. Mostraremos algumas lesões de atletas profissionais e falaremos sobre os tratamentos.
    Local - Arena 1 (Laboratório de Habilidades)
     
  • CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

    1. Motricidade Orofacial
    Os alunos farão demonstração dos equipamentos utilizados na área e suas finalidades. Discussões com os participantes sobre o comprometimento da fala, deglutição, mastigação, respiração e neonatologia (amamentação). Exercícios de relaxamento.
    Local – Anfiteatro 2

    2. Audiologia
    Serão realizados trabalhos de orientação sobre o funcionamento da audição e cuidados para proteção auditiva. Demonstração de procedimentos realizados na área de Audiologia com apoio de audiômetros, otoscópios e outros equipamentos utilizados para realização de exames e diagnósticos. Testes subjetivos da audição, e explicação da diferença entre prótese auditiva e implante coclear, quais condutas fonoaudiológicas dar em cada caso.
    Local – Anfiteatro 3

    3. Voz
    Orientações sobre saúde da Vocal. Demonstração de jogos de voz e análise acústica de voz. Apresentação de vídeos das pregas vocais e da fonação. Será ensinado aos visitantes exercícios vocais como medida de prevenção e saúde vocal. Discutir sobre a importância do cuidado da voz em todos os âmbitos da vida.
    Local – Anfiteatro 2

    4. Linguagem
    Apresentação da atuação Fonoaudiológica em distúrbios da linguagem. Serão feitas sessões de vídeos sobre linguagem, afasia e AVC, explicando os sintomas e suas consequências. Os alunos irão falar da área de gerontologia, explicar o que é a comunicação e falar sobre o trabalho da fonoaudiologia nas trocas da fala. Apresentação de jogos, e demonstração de material com CSA (Comunicação Suplementar Alternativa) com vistas a sensibilizar a comunidade quanto à importância desses recursos a favorecer a comunicação e qual o papel da fonoaudiologia na realização deste trabalho. Haverá apresentação de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para a comunidade visitante, introduzindo alguns aspectos teóricos dessa língua (fonologia, sintaxe, semântica), atividades em que é utilizado Libras (diálogos, música, teatro), com o intuito de mostrar a prática.
    Local – Anfiteatro 3

    5. Reabilitação Visual
    Apresentação de recursos de Tecnologia Assistiva: sistema braille, sistema dos-vox (informática, software falado); recursos ópticos e não ópticos de ampliação de imagem para favorecer atividades de leitura e escrita; jogos e brinquedos adaptados para pessoas com deficiência visual. Simulação da limitação visual, ocasionadas pelas principais doenças que causam esta deficiência (glaucoma, catarata, retinopatia diabética, retinose pigmentar), com demonstração das técnicas de utilização da bengala pelo indivíduo com deficiência visual. 
    Local – Anfiteatro 3

    6. Disfagia
    Vídeos e imagens sobre os mecanismos da deglutição e a conduta Fonoaudiológica nesta área.
    Local – Anfiteatro 2

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável