Av. Albert Einstein - 400 Cidade Universitária Zeferino Vaz Distrito - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-852

PALESTRAS:

• 9h30 – FE02

“Por que cursar Engenharia Elétrica?”
Professor Doutor Renato da Rocha Lopes
Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica

• 11h15 – FE02

“O que são interfaces cérebro-computador?”
Profs. Levy Boccato, Rafael Ferrari e Romis Attux

Resumo: Nesta palestra, apresentaremos os fundamentos de projeto de interfaces cérebro-computador (BCIs, do inglês brain-computer interfaces). Essas interfaces permitem a comunicação de intenções de um usuário por meio da análise de sinais cerebrais como os de eletroencefalografia. Também serão discutidas possíveis aplicações em tecnologias assistivas.

• 14h – FE02

“Engenharia da Computação: Uma profissão para atender as necessidades da sociedade contemporânea”
Professor Doutor Eduardo Alves do Valle Júnior
Coordenador do Curso de Engenharia da Computação

EXPOSIÇÕES:

Responsável: Professor Marcelo Villalva

Nome da exposição: Geração de eletricidade com painéis fotovoltaicos

Descrição da atividade: Nesta apresentação os visitantes poderão conhecer o funcionamento dos painéis solares fotovoltaicos e dos componentes que compõem os sistemas fotovoltaicos (inversores, controladores, baterias).

Responsável: Professora Wu Shin-Ting

Nome da exposição: VMTK-Neuro, um aplicativo de suporte à análise analítica de um cérebro para diagnóstico e planejamento neuro-cirúrgico de lesões cerebrais.

Descrição da atividade: (a) uma breve descrição do papel de computador no suporte à análise não-invasiva do cérebro tanto no diagnóstico quanto no planejamento cirúrgico das lesões cerebrais, (b) demonstração das ferramentas desenvolvidas em conjunto com os neurologistas e neurocirurgiões da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp para esta finalidade, (c) opcionalmente, possibilidade de experimentar a ferramenta.

Responsáveis: Professores. Levy Boccato, Rafael Ferrari e Romis Attux

Exposição: Laboratório de sistemas digitais.

Descrição da atividade: Demonstrações práticas de sistemas baseados em circuitos digitais (lógicos) e em microcontroladores: semáforo baseado em circuitos integrados, projeto de uma fechadura eletrônica com senha, calculadora digital e outros projetos de sistemas microcontrolados.

Responsáveis: Professores José Antenor Pomílio e João Inácio Ota

Exposição: Aplicações de Eletrônica de Potência.

Descrição da atividade: Aspectos fundamentais do condicionamento de energia elétrica por meio de processamento eletrônico e controle digital. Aplicações em veículos elétricos, fontes renováveis de energia e aplicações industriais.

Responsáveis: Professores Antonio Quevedo, Eduardo Costa, José Bassani, Leonardo Elias e Pedro Xavier de Oliveira.

Nome da exposição: Engenharia Biomédica.

Descrição da atividade: Serão apresentados projetos de pesquisa desenvolvidos em diferentes subáreas da Engenharia Biomedica, por exemplos, Bioengenharia, Engenharia Médica e Biológica, Engenharia de Reabilitação, Neuroengenharia e Engenharia Clínica. Serão mostrados protótipos de equipamentos, vídeos, setups experimentais, modelos matemáticos e softwares computacionais que vem sendo desenvolvidos por alunos e pesquisadores do DEB/FEEC e do CEB/Unicamp.

Responsável: Professor Luiz Carlos Pereira da Silva

Nome da exposição: "O Projeto Campus Sustentável"

Descrição da atividade: O projeto "Campus Sustentável" está sendo desenvolvido, na Unicamp, desde o início de 2018. Trata-se de um projeto de P&D, submetido para a Chamada Estratégica 001/2016, da ANEEL.

Responsável: Professor Yuzo Iano

Nome da exposição: Atuais áreas de pesquisas do LCV (Laboratório de Comunicações Visuais)

Descrição da atividade: Conceitos gerais de PCI. Captura de Esquema elétrico e diretrizes deste documento. Empacotamento do esquema elétrico. Conceitos gerais sobre processos de solda, e dos materiais laminados. Regras e recomendações para criação de biblioteca de componentes baseadas em normas IPC. Contextualização das cidades de hoje: crescimento acelerado versus a evasão dos centros rurais para os centros urbanos. Os problemas das cidades: megacidades e aglomerados populacionais; Conceito sobre cidades inteligentes entre outros conceitos.

Responsáveis: Francisco Brito e Marcus Ferraz

Nome da exposição:  Laboratório de Alta Tensão – LAT

Apresentação do laboratório, suportabilidade da isolação de isoladores usados em linhas de transmissão. Fenômenos de descargas atmosféricas. Para 20 participantes por sessão, com duração de 30 minutos.

Apresentação da entidade WIE – Women in Engineering

Apresentação do grupo e conversa sobre a carreira na área de exatas. O objetivo é desmistificar a engenharia, principalmente para as meninas.

Exposição: Ramo Estudantil IEEE: Apresentação SnapCircuits e Arduino

O capítulo de projetos sociais do Ramo Estudantil IEEE tem por foco a montagem de circuitos elétricos, desde os mais simples, com o auxílio do kit didático Snap Circuits, o qual ensina estudantes de todas as idades sobre os conceitos básicos de eletrônica, até circuitos mais complexos, como um circuito amplificador de som. A exposição tem por foco a divulgação do curso de engenharia elétrica para os visitantes da UPA. Para o UPA, o RAS, grupo de Robótica do Ramo IEEE irá apresentar alguns projetos que estão sendo executados pelos novos membros, com o intuito de demonstrar para os visitantes um geral de como funciona a robótica, e o que pode ser feio por meio dela. Dentre os projeto apresentados, terá um semáforo, uma estação meteorológica e alguns projetos em andamento, como o drone.