Local
Rua Monterio Lobato, 255

Horário
das 9:00 às 17:00 h


Atividade

  • Conheça os cursos de bacharelado e licenciatura em ciências biológicas na Unicamp.
    Descrição: Organização didático-pedagógica, estrutura curricular e atividades complementares, corpo docente e infraestrutura atual. Entenda o perfil profissional do egresso, pois a atuação deste profissional é fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos, nas ações de sustentabilidade e impacto ambiental, na biologia forense e na carreira de professor.
    Local: Sala IB01
    Apresentações às 10:00, 11:00, 14:00, 15:00 h.
  • Biodiversidade Animal: estilos de vida.
    Descrição: (1) Vida na água, (2) Cidade das formigas-saúvas, (3) Hóspedes e penetras e (4) Invertebrados e vertebrados: formas e cores; e atividade temática.
    Local: Museu de Zoologia, Rua Charles Darwin, Bloco N.
    Atendimento em fluxo contínuo.
  • O Curupira no Museu de Zoologia.
    Descrição: Lendas e tradições populares e indígenas envolvendo animais brasileiros, seus sons, comportamentos e curiosidades.
    Local: Sala  IB03
    Atendimento em fluxo contínuo.
  • Ecologia de Mamíferos e Aves.
    Descrição: Exposição interativa de diversas abordagens em estudos de ecologia e comportamento de mamíferos e aves sobre dieta (análise de fezes secas de mamíferos e pelotas de corujas), pegadas e taxidermia, bioacústica (vocalizações de diversas espécies), crânios e esqueletos, e equipamentos para observação, registro e captura em estudos ecológicos e comportamentais.
    Local: Laboratório de Vertebrados do Depto. de Biologia Animal. Av. Bertrand Russel s/n.
    Atendimento: fluxo contínuo. Último grupo às 16:30h.
  • Microscopia Eletrônica na UPA 2019.
    Descrição: Apresentação oral, projeção de slides e demonstração materiais específicos Microscopia Eletrônica. Diferenças entre Microscopia Eletrônica e Microscopia de Luz e tipos de Microscopia Eletrônica do IB: Microscopia Eletrônica de Transmissão e Microscopia Eletrônica de Varredura. Apresentação de filme de um tour pelo Laboratório de Microscopia Eletrônica.
    Local: Sala da Congregação do IB
    Atendimento: 9:00h, 10:00h, 11:00h, 12:00h, 14:00h, 15:00h; com duração de aproximadamente 30 minutos.
  • Conhecendo o CAEB.
    Descrição: tem como objetivo explicar aos participantes do UPA um pouco da vida acadêmica, especificamente o que são congressos e eventos científicos, o que é o CAEB e as vivências que o nosso evento pode trazer. Além disso, trocamos experiências sobre nosso vestibular, a graduação, entidades acadêmicas e o que esperar do curso de Biologia da Unicamp
    Local: Corredor interno do Instituto de Biologia.
    Atendimento: fluxo contínuo.
  • A vida em uma gota d´água.
    Descrição: mostrar aos alunos visitantes a biodiversidade de animais microscópicos, não visíveis a olho nu, que pode ser encontrada em minúsculos espaços na natureza, como uma gota d´água ou entre os grãos de sedimento.
    Local: Sala MB04
    Atendimento: de 30 em 30 minutos, fluxo contínuo. Último grupo às 16:30h.
  • Herbário UEC e Departamento de Biologia Vegetal.
    Descrição: As atividades propostas pelo Herbário UEC e Departamento de Biologia Vegetal representam grandes áreas em que desenvolvemos pesquisa: Anatomia, Biossistemática e Polinização, Citogenética, Ecofisiologia e Taxonomia. Nosso objetivo é divulgar tipos de estudos que podemos realizar utilizando plantas como modelo
    Local: Sala MB03
    Atendimento: fluxo contínuo. Último grupo às 16:30h.
  • Um passeio pela Microbiologia.
    Descrição: Diversidade dos micro-organismos; Microbiota - os micróbios que nos rodeiam; Micose das Rãs e Sapos; Bactérias multirresistentes aos antibióticos; Fungos e cogumelos no nosso Dia a Dia.
    Local: Laboratório LB01
    Atendimento: fluxo contínuo
  • Os fungos podem nos ajudar a desenvolver novos medicamentos?
    Descrição: Fungos podem ser vilões ou heróis: podem estragar alimentos ou modificar alimentos para dar maior; podem causar doenças em plantas ou podem combater pragas de lavouras; podem produzir ou antibióticos. Aqui vamos mostrar como fungos e robôs cientistas podem ser usados para desenvolver novos medicamentos contra doenças como a malária, Doença de Chagas, Leishmaniase, e elefantíase.
    Local: Laboratório LB01
    Atendimento: fluxo contínuo.
  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência , o “PIBID”.
    Descrição: Os alunos do curso de Licenciatura Ciências Biológicas buscam aplicar novas estratégias pedagógicas, que auxiliem e motivem os alunos no aprendizado do ensino de ciências. Apresentação de diversos trabalhos teóricos e práticos realizados na Escola Estadual Don João Nery, relacionados ao conteúdo programático dos 3 anos do ensino médio onde nossos alunos da Licenciatura estão inseridos.
    Local: Corredor da Diretoria do IB.
    Atendimento: fluxo contínuo.
  • A importância da Biotecnologia.
    Descrição: O Laboratório de GE apresentará um circuito que contemplará temas ligados a Genética e Biotecnologia. Será apresentada uma breve história da Biotecnologia, juntamente com suas atuais aplicações, e a apresentação da necessidade da bioinformática nesse meio. Por fim, teremos a presença de empresas de biotecnologia que saíram do papel e uma apresentação do laboratório. 
    Local: R. Carl Von Linaeus, LGE 
    Atendimento: fluxo contínuo. último grupo as 16:30h
  • O Vale dos Dragões. 
    Descrição: O Vale dos Dragões é um mundo sonhado por Ícarus Wingson, jovem apaixonado por dragões que sempre quis trazer estas criaturas fantásticas ao mundo real a partir de ferramentas da ciência. Nesta atividade, os visitantes da UPA terão a oportunidade de aprender sobre embriologia, genética, evolução e princípios de bioética, inseridos no enredo vivido por Ícarus e sua brilhante equipe de cientistas.
    Local: Sala MB01
    Atendimento: a partir das 9 h, as apresentações da oficina irão ocorrer a cada 1h. Último grupo às 16 h.
  • Jardim Botânico da Unicamp.
    Descrição: vasos de plantas temáticos para popularizar o conhecimento sobre as plantas.
    Local: Gramado em frente ao prédio da Pós-graduação do Instituto de Biologia 
    Atendimento: fluxo contínuo
  • Conhecendo as borboletas e mariposas brasileiras.
    Descrição: Exposição sobre a rica diversidade de borboletas e mariposas que ocorrem no Brasil, com especial atenção para as espécies que ocorrem em Campinas. Também serão apresentadas curiosidades sobre esses insetos e dicas de plantas para atraí-los para observação. 
    Local: Sala MB02
    Atendimento: 9h às 16h em fluxo contínuo.
  • Diferenças da organização celular nos diversos tecidos do corpo.
    Descrição: O objetivo da atividade é mostrar, através de lâminas de cortes histológicos de órgãos, a morfologia de diferentes tipos de tecidos, bem como exemplificar por meio de células de cultivo in vitro as características morfológicas observadas em diferentes tipos celulares através do uso de lupas e microscópios.
    Local: Sala LB02
    Atendimento: Fluxo contínuo.



 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável