A Tecnologia a favor do ambiente

O curso forma profissionais aptos a planejar e a gerenciar soluções tecnológicas para prevenção, monitoramento e controle da poluição ambiental. A proposta do curso leva em conta a preocupação com a questão ambiental em um mundo globalizado, que demanda um profissional com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, visão empreendedora, crítica e autônoma. A matriz curricular do curso contempla disciplinas voltadas para o planejamento, gestão e operação de sistemas de saneamento ambiental, de forma que o tecnólogo formado atenderá às seguintes atribuições profissionais: gerenciamento de sistemas de abastecimento e tratamento de água, bem como o monitoramento da sua qualidade; implantação e operação de sistemas de tratamento de efluentes e resíduos domésticos e industriais, com o respectivo sistema de drenagem; gestão de redes de monitoramento ambiental (ar, água e solo); planejamento e implementação de campanhas de educação sanitária e ambiental.

Atuação generalista

O tecnólogo em Saneamento Ambiental poderá atuar na área de controle de poluição ambiental, nas empresas públicas e privadas, órgãos governamentais de controle de poluição, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais. Desenvolverá projetos e atuará na implantação, operação e monitoramento de equipamentos e sistemas de controle de poluentes (ar, água, solo, resíduos sólidos, ruídos e vibração), no planejamento e coordenação de sistemas de monitoramento de qualidade ambiental, e em atividades de laboratório, ensino e pesquisa na área de saneamento ambiental.

Infraestrutura

A Faculdade de Tecnologia (FT) está sediada em Limeira (SP). Dispõe de uma excelente infraestrutura de ensino e pesquisa, e conta com um corpo docente altamente qualificado, a maioria dos professores com titulação mínima de doutor e dedicação integral ao curso. Seus laboratórios são bem equipados e atualizados. Os alunos da FT têm a possibilidade de desenvolver projetos técnicos, científicos e sociais.

 

Período: diurno em período integral
Vagas: 40
Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 3,2 / 2ª fase – 3,1
Integralização: 6 semestres
Período: noturno
Vagas: 50
Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 5,9 / 2ª fase – 5,5
Integralização: 6 semestres
Unidade: Faculdade de Tecnologia
Campus de Limeira
Rua Paschoal Marmo, 1888 – Jd. Nova Itália
13484-332 – caixa postal 456 – Limeira – SP
www.ft.unicamp.br
coordenadortsa@ft.unicamp.br
Tel: (19) 2113.3348 / 2113.3339

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável