Realizado continuamente desde 2003, teve sua origens em eventos similares na década de 1980, o evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) se consolidou como um dos mais importantes do Brasil. Não apenas pela quantidade de escolas e estudantes que visitam o maior campus da Unicamp, em Campinas (SP), mas também pela estrutura mobilizada pela Universidade para recepcionar os visitantes. Em 2014, por exemplo, o campus chegou a receber 50 mil pessoas durante a UPA. Na última edição, realizada em 2016, a UPA contou com a presença de cerca de 33 mil visitantes vindos de escolas de todo o País.

Para receber estudantes e professores, a universidade se prepara, todos os anos, de maneira que os visitantes possam participar de atividades como oficinas, visitas a laboratórios de pesquisa, palestras e apresentações culturais. É uma oportunidade para que estudantes do ensino médio e fundamental circulem e conheçam a Universidade, os cursos oferecidos e tenham contato com as metodologias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus. Assim, os visitantes podem ver de perto mais de 20 unidades de ensino e pesquisa, quatro hospitais, mais de duas dezenas de bibliotecas e centenas de laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

Desta maneira, a UPA no campus está consolidada como um modelo de apresentação da Unicamp para a sociedade, em que a Universidade apresenta as alternativas para a formação dos estudantes e como é viver numa das principais universidades do País. Assim, os visitantes podem aprofundar seu conhecimento sobre esse mundo tão singular e ao mesmo tempo estimulante que é a Unicamp.

Conheça alguns momentos das edições anteriores.