Colégios

Além das faculdades e institutos, a Unicamp também oferece ensino de excelência nos níveis médio e técnico nos Colégios Técnicos de Campinas (COTUCA) e de Limeira (COTIL). Os cursos técnicos estão disponíveis em 16 áreas, sendo que algumas também oferecem a modalidade integrada ao ensino médio. 

Os dois colégios foram criados pela Lei Estadual 7.655/1962, a mesma que deu origem à Unicamp, e iniciaram suas atividades em 1967. Conheça o perfil do trabalho desenvolvido pelas duas unidades:

Colégio Técnico de Campinas - COTUCA

Os cursos oferecidos pelo COTUCA abrangem os seguintes eixos tecnológicos: ambiente e saúde; informação e comunicação; controle e processos industriais; produção alimentícia; produção industrial; e gestão e negócios. No total, são 17 opções de cursos técnicos, entre as modalidades integrada e concomitante ao Ensino Médio, além de quatro opções de especialização em nível técnico. A qualidade é evidenciada pela grande inserção dos formandos no mercado de trabalho e também nas melhores universidades do país.

O COTUCA proporciona ao aluno uma formação profissional de alto nível, com sólida base de educação geral. Seu corpo docente e funcional empenha-se para que o aluno desenvolva a sua consciência crítica, um crescente espírito de equipe social e profissional, buscando a formação plena como pessoa socialmente atuante e bem sucedida na profissão.

Acesse as informações sobre os cursos oferecidos pelo COTUCA: 

Alimentos - cotuca.unicamp.br/alimentos

Eletroeletrônica - cotuca.unicamp.br/eletroeletronica

Enfermagem - cotuca.unicamp.br/enfermagem

Informática - cotuca.unicamp.br/informatica

Desenvolvimento de Sistemas - cotuca.unicamp.br/desenvolvimento-de-sistemas

Mecatrônica - cotuca.unicamp.br/mecatronica

Plásticos - cotuca.unicamp.br/plasticos

Meio Ambiente - cotuca.unicamp.br/meio-ambiente

Segurança do Trabalho - cotuca.unicamp.br/seguranca-do-trabalho

Telecomunicações - cotuca.unicamp.br/telecomunicacoes

Acesse o site do COTUCA (cotuca.unicamp.br) para outras informações a respeito dos cursos oferecidos, projetos, eventos promovidos pela unidade. 


 

Colégio Técnico de Limeira - COTIL

 

O COTIL oferece cursos técnicos gratuitos em seis áreas: Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Enfermagem, Geodésia e Cartografia, Mecânica e Qualidade. Todos contam com as opções integrado e concomitante/subsequente ao Ensino Médio e são distribuídos nos períodos diurno, vespertino e noturno. Todos os cursos foram reestruturados e alinhados à nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Além da formação técnica e profissional, o estudante terá a carga horária relacionada às aprendizagens básicas: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias de 1.800 horas ao longo de todo o curso.

Os cursos foram organizados para estudantes que buscam formação técnica e profissional que os prepare para o mundo do trabalho, oferecendo uma formação acadêmica de qualidade e que possibilita a continuidade dos estudos na universidade. O objetivo é proporcionar o aprendizado completo, com competências socioemocionais para que os estudantes tenham projetos de vida, despertando o interesse pela ciência e a investigação, e que lhes capacite a desenvolver o empreendedorismo.

Veja mais informações sobre cada um dos cursos oferecidos pelo COTIL:

Qualidade - cotil.unicamp.br/qualidade

Desenvolvimento de Sistemas - cotil.unicamp.br/desenvolvimento_de_sistemas

Enfermagem - cotil.unicamp.br/enfermagem

Edificações - cotil.unicamp.br/edificacoes

Mecânica - cotil.unicamp.br/mecanica

Geodésia e Cartografia - cotil.unicamp.br/geodesia

Novidades sobre projetos e eventos realizados pelo colégio estão disponíveis no site do COTIL (cotil.unicamp.br). Acompanhe também as redes sociais da unidade.