Engenharia de Telecomunicações

Apostando no desenvolvimento

Ampla formação com mercado muito promissor

O curso está organizado de tal maneira que o aluno, além de cursar disciplinas teóricas, adquira conhecimentos práticos em aulas de laboratórios e em contato com empresas que permitam a ele familiarizar-se com a realidade do mercado de trabalho que irá encontrar. Além disso, os alunos são estimulados a participar de atividades de pesquisa e intercâmbios internacionais, tendo um semestre do curso disponível para isso. No núcleo comum do curso, o aluno deverá cursar um conjunto de disciplinas obrigatórias que lhe proporcionarão uma sólida formação básico-específica. São valorizadas as atividades de desenvolvimento de projetos nas disciplinas estruturais e específicas. A vivência prática imediata procura aumentar o interesse dos alunos pelo conteúdo abordado, além de possibilitar o exercício do trabalho em grupo, a inventividade e o empreendedorismo.

Áreas de atuação

O aumento acelerado do número de telefones celulares, de dispositivos móveis e de seus aplicativos; a necessidade de comunicação entre diferentes dispositivos; o crescimento ininterrupto do tráfego de dados pela internet; o crescimento e aplicação em diversas áreas das Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) e da tecnologia de Identificação por Radio Frequência (RFID); a grande perspectiva do mercado e das pesquisas das comunicações por fibras ópticas e a demanda por sistemas de controle industrial e residencial garantem um mercado promissor para os profissionais dessa área. O engenheiro de telecomunicações possui uma ampla formação e estará apto a desenvolver sistemas e instalações de telecomunicações e seus respectivos equipamentos, criar softwares e aplicativos para dispositivos fixos e móveis, projetar sistemas eletrônicos embarcados e microcontrolados, projeto de redes de comunicação e de instalações elétricas, com aplicações nas mais diversas atividades da sociedade e dos mais diversos setores da economia. Além disso, o curso de Engenharia de Telecomunicações proporciona ao egresso uma sólida formação técnica, científica e profissional que o capacita a usar e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Infraestrutura e Qualificação Docente

O aluno de Engenharia de Telecomunicações da Unicamp dispõe de uma excelente infraestrutura de ensino e pesquisa e conta com um corpo docente altamente qualificado, sendo todos os professores doutores, com dedicação integral ao curso.

Período: diurno em período integral

Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 3,9 / 2ª fase – 3,8

Integralização: 10 semestres

Unidade: Faculdade de Tecnologia