Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O profissional do presente e do futuro

Presente em praticamente todos os setores das atividades humanas

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais com uma sólida base teórica e uma intensa vivência prática – recursos que o habilitarão a avaliar, projetar, desenvolver e implantar numerosos projetos de informática. Para tanto, o curso oferece disciplinas voltadas para programação de sistemas computacionais em seus mais variados tipos, incluindo o aprendizado de linguagens usuais como C, C++ e Java. Possibilita aos alunos estudarem os processos de definição, elaboração e manutenção de sistemas (engenharia de software); bancos de dados; redes de computadores; técnicas de gestão de projetos; e métodos da moderna administração empresarial. O curso está em sintonia com as demandas de mercado, incluindo em sua matriz curricular disciplinas que preparam o futuro profissional para o desenvolvimento de sistemas para a internet e para dispositivos móveis (tablets e smartphones). Adicionalmente, o curso possui disciplinas da área de matemática, como cálculo, geometria analítica e álgebra linear, para garantir o embasamento teórico necessário à formação de um bom profissional da área de computação. O projeto pedagógico do curso valoriza ainda as atividades de estágio supervisionado, iniciação científica e iniciação tecnológica, incentivando o aluno a experimentar a atuação tanto no mercado quanto nas instituições de pesquisa. Para um bom aproveitamento do curso, não se exige do ingressante conhecimento prévio de informática. Porém, algumas habilidades, como a leitura técnica em inglês, podem contribuir para um melhor desenvolvimento dos estudos. Gostar de cálculos, raciocínio lógico e abstrato é desejável para um bom desempenho do estudante. Os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação (Integral) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Noturno) têm muitas semelhanças. No entanto, distinguem-se pela duração do curso e enfoque. O curso de Sistemas de Informação tem duração de oito semestres e se aprofunda em aspectos matemáticos, na teoria de sistemas de informação e em áreas específicas da computação, como sistemas de apoio à decisão, por exemplo. Por sua vez, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possibilita uma experiência mais intensa do aluno na resolução prática de problemas computacionais e está organizado em sete semestres de disciplinas.

Áreas de atuação

Com a informatização de praticamente todos os setores, a presença do profissional de informática tornou-se imprescindível. Esse profissional pode atuar em todas as atividades de aplicação da informática: desenvolvimento de software, análise de projetos industriais, financeiros e administrativos, gerenciamento e desenvolvimento de projetos de redes de computadores, supervisão de recursos de informática, suporte técnico de hardware e software aplicativo, criação e utilização de banco de dados, e implantação de processos visando à certificação da qualidade no desenvolvimento de software, entre outras. Essas atividades podem ser exercidas em organizações públicas e privadas, como indústrias, bancos, estabelecimentos comerciais, laboratórios de pesquisas e instituições de ensino. Os egressos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, se desejarem, podem ampliar sua formação acadêmica, cursando pós-graduação stricto sensu ou lato sensu.

Infraestrutura

Faculdade de Tecnologia está sediada na cidade de Limeira (SP). Dispõe de uma excelente infraestrutura de ensino e pesquisa, e conta com um corpo docente altamente qualificado, a maioria dos professores com doutorado e dedicação integral ao curso. Seus laboratórios são bem equipados e atualizados. Os alunos da FT têm a possibilidade de desenvolver projetos técnicos, científicos e sociais.

Período: noturno

Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 5,2 / 2ª fase – 3,2