Formas de ingresso

Há várias formas de entrar na Unicamp, escolha a(s) mais adequada(s) ao seu perfil!

A Unicamp tem várias opções de ingresso nos cursos de graduação, além do Vestibular Unicamp, veja:

  • 20% do total das vagas pela modalidade Enem-Unicamp;
  • Vagas, sem vestibular, pela modalidade Vagas Olímpicas, a partir do desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento;
  • Cotas étnico-raciais no Vestibular Unicamp e no Enem-Unicamp, com reserva de 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos;
  • Vestibular Indígena;
  • Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), para estudantes da rede pública de Campinas.

Além disso, há pontos a mais nas notas do vestibular para alunos que cursaram os ensinos fundamental e/ou médio na rede pública, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).

Você pode prestar mais de uma opção, de acordo com seu perfil! Por exemplo, é possível prestar o vestibular tradicional e tentar ingressar pelo Enem. Também é possível concorrer às Vagas Olímpicas e prestar o vestibular tradicional. Outra possibilidade é concorrer pelas cotas étnico-raciais tanto no vestibular quanto pelo Enem. Essas são apenas algumas das possibilidades. Fique atento, pois há editais específicos para cada processo e as inscrições serão realizadas em diferentes períodos.

Para ficar por dentro dos requisitos de cada uma das formas de ingresso, leia mais informações abaixo e navegue pelas páginas específicas.

Cotas

O percentual de vagas reservadas para pretos e pardos é de no mínimo 25% em cada curso, sendo 10% do total das vagas oferecidas via Enem e 15%, no mínimo, pelo Vestibular Unicamp. A reserva de vagas (cotas) contempla todos os cursos de graduação em todos os turnos.

Os candidatos autodeclarados pretos e pardos optantes pelo sistema de cotas que tenham obtido nota superior à nota de corte do vestibular são convocados se houver número de candidatos suficientes até que se alcance a meta.

ENEM

As vagas oferecidas pela modalidade Enem-Unicamp são distribuídas da seguinte forma: 10% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 5% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 5% para estudantes que sejam autodeclarados pretos e pardos. Assim, o total de vagas via Enem é de 20% das vagas da graduação. A seleção via Enem é definida por meio de um edital específico.

PAAIS

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) prevê, na primeira e na segunda fase, adição de pontos à nota dos candidatos que tenham cursado escola pública. São 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas e 40 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. No caso dos candidatos que cursaram ambos os períodos na rede pública, a pontuação adicionada será de 60 pontos.

Vestibular Indígena

O Vestibular Indígena, realizado em data diferente do Vestibular Unicamp, oferece 72 vagas. A prova é realizada em cinco cidades: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). A prova é em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma redação. O ingresso é na mesma época de matrículas do vestibular tradicional.

Vagas Olímpicas

As vagas olímpicas contemplam até 10% das vagas extras ou regulares de cada curso que optarem por essa modalidade. Há um edital específico para seu preenchimento, que ocorrerá na mesma época de matrículas do vestibular tradicional. Em 2019, foram oferecidas 90 vagas em diferentes cursos de graduação. Não há provas, e a seleção é feita por meio do desempenho obtido em competições definidas e pelos cursos.

ProFis

É o curso piloto de ensino superior da Unicamp, voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. A seleção de estudantes para as 120 vagas do curso não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do Enem. Para cada escola pública de ensino médio do município de Campinas é garantida uma vaga. O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões.

Vestibulinho

COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA

O Cotil foi instalado em Limeira (SP), em 1967. Com cursos diurnos e noturnos, o colégio oferece ensino médio e forma técnicos em Edificações, Enfermagem, Geodésia e Cartografia, Informática, Mecânica e Qualidade e Produtividade, os quais se inserem no mercado de trabalho com segurança. O Cotil oferece, ainda, cursos de extensão, de aperfeiçoamento e de especialização, visando a conduzir ao permanente desenvolvimento do aperfeiçoamento profissional.
O objetivo geral é proporcionar ao estudante formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, preparação para o trabalho e exercício consciente da cidadania. O Cotil prepara seus alunos também para o vestibular, com a qualidade da Unicamp. Obteve o primeiro lugar no Enem (das escolas públicas) nos últimos anos, pois incentiva o raciocínio e a capacidade de aprender. Além disso, tem conquistado medalhas de ouro, prata e bronze nas olimpíadas de Matemática e Física e grande êxito no acesso ao ensino superior.

COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS

O Cotuca deu início às suas atividades em 1967, nas áreas de mecânica, eletroeletrônica e alimentos. Tem como objetivo a formação de profissionais habilitados para o mercado de trabalho, além do seu desenvolvimento social. O colégio conta com profissionais altamente especializados e capacitados que estimulam a consciência crítica do aluno. São 18 opções de cursos técnicos e três opções de especialização no nível técnico, sendo 60% das vagas no período noturno. Os cursos oferecidos pelo Cotuca abrangem seis grandes áreas (Industrial, Informática, Saúde, Telecomunicações, Gestão e Meio Ambiente). A qualidade de seus cursos é evidenciada pela grande inserção dos formandos no mercado de trabalho e nas melhores universidades do país.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA – CURSO TÉCNICO

Visando a atender ao público jovem que possui o ensino médio completo e que deseja ingressar na área da saúde, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) oferece, há 43 anos, o Curso Técnico de Prótese Dentária (Colfop). Ministrado em dois anos, o curso é dividido em 4 módulos. Por meio de aulas teórica prática demonstrativa, proporciona ao aluno uma formação especial nas habilitações técnicas de prótese dentária para atuar como apoio ao cirurgião-dentista através de avançadas técnicas de confecções protéticas, tais como: prótese fixa, prótese total, prótese sobre implante. O ingresso se dá por meio de exame de seleção, realizado no final de cada ano.