Vestibular

Fotos: Antonio Scarpinetti

A maneira de ingressar em qualquer um dos cursos de graduação da Unicamp é por meio do vestibular. A universidade realiza apenas um vestibular por ano, com inscrições geralmente no mês de agosto e com provas em novembro (primeira fase) e janeiro do ano seguinte (segunda fase), para ingresso em março de cada ano. Atualmente, são oferecidas 3.340 vagas, em 70 opções de cursos no vestibular. As inscrições são feita exclusivamente pela internet e as provas são aplicadas em várias cidades do Estado de São Paulo e nas capitais: Belo Horizonte e Fortaleza. O órgão responsável pela organização do Vestibular Unicamp é a Comvest – Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp. Mais informações sobre as vagas, concorrência de cada curso, provas etc. podem ser encontradas em: www.comvest.unicamp.br.

PAAIS

Alunos que fizeram o ensino médio na rede pública têm direito a pontos a mais nas notas das provas do vestibular, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). Leia mais sobre o programa e quem pode participar e receber a pontuação extra no vestibular: http://www.comvest.unicamp.br/inclusao-paais/

ProFis

Outra forma de ingresso na Unicamp, para quem é estudante da cidade de Campinas, é o ProFis – Programa de Formação Interdisciplinar Superior. O ProFis é um curso sequencial que dura dois anos, com disciplinas de todos os Institutos e Faculdades da UNICAMP. Após a conclusão dessa etapa, o aluno do ProFIS pode ingressar diretamente em um dos cursos de graduação da UNICAMP, sem precisar fazer o vestibular, com vaga reservada e dependente das suas notas. Podem se inscrever no ProFis estudantes de escolas públicas de Campinas. As 120 vagas oferecidas são preenchidas de acordo com as notas obtidas no ENEM, garantindo pelo menos uma vaga para cada escola de Campinas. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Para saber mais:http://profis.prg.unicamp.br/index.php/ingresso

Vestibulinho

Foto: Reprodução O COTIL foi instalado em Limeira (SP), em 1967. Com cursos diurnos e noturnos, o colégio oferece ensino médio e forma técnicos em Edificações, Enfermagem, Geodésia e Cartografia, Informática, Mecânica e Qualidade e Produtividade, os quais se inserem no mercado de trabalho com segurança. O COTIL oferece, ainda, cursos de extensão, de aperfeiçoamento, de especialização, visando conduzir ao permanente desenvolvimento do aperfeiçoamento profissional.
O objetivo geral é proporcionar ao estudante formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e exercício consciente da cidadania. O COTIL prepara seus alunos também para o vestibular, com a qualidade da Unicamp. Obteve o primeiro lugar no ENEM (das escolas públicas) nos últimos anos, pois incentiva o raciocínio e a capacidade de aprender. Além disso, tem conquistado medalhas de ouro, prata e bronze nas olimpíadas de Matemática e Física e grande êxito no acesso ao ensino superior.

COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA

 

 

 

Foto: Reprodução O COTUCA deu inicio às suas atividades em 1967, nas áreas de mecânica, eletroeletrônica e alimentos. Tem como objetivo a formação de profissionais habilitados para o mercado de trabalho, além do seu desenvolvimento social. O colégio conta com profissionais altamente especializados e capacitados que estimulam a consciência crítica do aluno. São 18 opções de cursos técnicos e três opções de especialização no nível técnico, sendo 60% das vagas no período noturno. Os cursos oferecidos pelo COTUCA abrangem seis grandes áreas (Industrial, Informática, Saúde, Telecomunicações, Gestão e Meio Ambiente). A qualidade de seus cursos é evidenciada pela grande inserção dos formandos no mercado de trabalho e também nas melhores universidades do país.

COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS

 

 

 

 

Foto: ReproduçãoVisando atender ao público jovem que possui o ensino médio completo e que deseje ingressar na área da saúde, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) oferece, há 43 anos, o Curso Técnico de Prótese Dentária (Colfop). Ministrado em dois anos, o curso é dividido em 4 módulos. Por meio de aulas teórica prática demonstrativa, proporciona ao aluno uma formação especial nas habilitações técnicas de prótese dentária para atuar como apoio ao cirurgião-dentista através de avançadas técnicas de confecções protéticas, tais como: prótese fixa, prótese total, prótese sobre implante. O ingresso se dá por meio de exame de seleção, realizado no final de cada ano.

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA - CURSO TÉCNICO