História

Realizado continuamente desde 2003, o programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) teve sua origem em eventos similares na década de 1980 e se consolidou como um dos mais importantes do Brasil. Não apenas pela quantidade de escolas e estudantes que visitam o maior campus da Unicamp, em Campinas (SP), mas também pela estrutura mobilizada pela Universidade para recepcionar os visitantes. Em 2014, por exemplo, o campus chegou a receber 50 mil pessoas durante a UPA. Na última edição presencial, realizada em 2019, a UPA contou com cerca de 35 mil visitantes vindos de escolas de todo o país. Devido à pandemia de covid-19, a UPA não ocorreu em 2020 e teve uma edição inteiramente virtual em 2021, retornando em seu formato presencial em 2022, quando recebeu mais de 32 mil visitantes.

Para receber estudantes e professores, a Universidade se prepara, todos os anos, de maneira que os visitantes possam participar de atividades como oficinas, visitas a laboratórios de pesquisa, palestras e apresentações culturais. É uma oportunidade para que estudantes do ensino médio e fundamental circulem e conheçam a Universidade e os cursos oferecidos e tenham contato com as metodologias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus. Assim, os visitantes podem ver de perto mais de 20 unidades de ensino e pesquisa, quatro hospitais, mais de 20 bibliotecas e centenas de laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

A UPA no campus está consolidada como um modelo de apresentação da Unicamp para a sociedade, de suas alternativas para a formação dos estudantes e de como é viver numa das principais universidades do país. Com a UPA, os visitantes podem aprofundar seu conhecimento sobre esse mundo tão singular e ao mesmo tempo estimulante que é a Unicamp.