Engenharia de Computação – Sistemas e Processos Industriais Engenharia Elétrica

Centro de Engenharia Biomédica: Visitação ao Laboratório LUSIB

A visitação ao laboratório ocorrerá ininterruptamente no período indicado. No LUSIB – Laboratório de Ultrassom e Instrumentação Biomédica do CEB, teremos a demonstração de um “logger” para Eletrocardiograma – ECG, medindo intervalos R-R, e um Sistema de Sensores em Rede para análise de movimento.

Também será apresentada a Plataforma Brasileira de Ultrassom, desenvolvida por 5 universidades e 2 institutos de pesquisa, liderados pela Unicamp, com apoio financeiro do MS e da FINEP. Será mostrado como se forma a imagem de ultrassom e utilização de mimetizadores para imagem e aferição dos ultrassonógrafos utilizados nas clínicas e hospitais. Serão mostrados ainda a construção e funcionamento de transdutores de ultrassom e sua utilização na prática clínica.