Licenciatura em Letras – Português

Curso de Letras – grupos e projetos de pesquisa

GRUPO MELP

MELP – O grupo de pesquisa (Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa (MELP) congrega pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa numa perspectiva de multi e novos letramentos, compreendidos como como práticas sociais no que tange a práticas docentes, formação de profesores, materiais didáticos e organização curricular. Os objetivos do MELP são a) refletir sobre os modos como o ensino de língua portuguesa se concretiza em práticas de (multi)letramentos (e novos letramentos), considerando as tensões entre os desafios do cotidiano pedagógico e a potência emancipatória que tais práticas podem abrigar em termos de produção de sentidos na área de linguagens; b) analisar práticas docentes sob uma perspectiva etnográfica, buscando compreendê-las na interface com a formação docente, o currículo efetivado e o prescrito, os materiais didáticos e as TDIC envolvidas.

Docentes responsáveis: Márcia Rodrigues de Souza Mendonca

Programação Grupo MELP

É sério que existe pesquisa sobre ensino de língua portuguesa? O que é? Como se faz? Vem descobrir com a gente!

DESAFIOS da pesquisa: vem desenrolar esse fio!

9h-9h30 – Desenrole o fio: pesquisa sobre ensino de português

Caixa 1 – Quando o professor ensina gramática, o que ensina de verdade?

Caixa 2 – Como universitários aprendem a ler e a escrever textos acadêmicos?

9h30-10h – Fala, pesquisador! Ao vivo, em vídeo – Lucas Santos e Nayara Queiroz

10h-10h30 – Quizz: Ensino de Português: o que quer, o que pode?

10h30-11h – Desenrole o fio: pesquisa sobre ensino de português

Caixa 3 – Corretor de redação é uma profissão?

Caixa 4 – O que um professor de português precisa saber pra formar outros professores de português?

11h30-12h – Fala, pesquisador! Ao vivo, em vídeo – Daniel Santos, Rafael Mota

12h30-13h – Quizz: Professor de português: como trabalham? O que sabem? Onde vivem?

13h13h30 – Desenrole o fio: pesquisa sobre ensino de português

Caixa 5 – Entendendo o “projeto de texto” da redação no vestibular Unicamp

Caixa 6 – Como trabalham os corretores de redação?

14h-14h30 – Fala, pesquisador! Ao vivo, em vídeo Carla Catai e Mariana Porto

14h30-15h – Quizz: Ensinar a escrever bem é possível? Como se faz?

15h – Desenrole o fio: pesquisa sobre ensino de português

Caixa 7 – Como fica a área de português no Novo Ensino Médio nas escolas?

Caixa 8 – Como financiar um novo negócio? Fale 5 minutos! (este é o pitch elevator!)

15h-15h30 – Fala, pesquisador! Ao vivo, em vídeo Sirlei Baima e Ana Lúcia Golin

15h30- 16h30 – Quizz: Será que levo jeito pra pesquisar sobre ensino de português?

GRUPO NÓS-OUTROS: LINGUAGEM, MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS

NÓS-OUTROS: Linguagem, Memória e Direitos Humanos é um grupo de professores, pesquisadores e estudantes que têm interesse no estudo da linguagem nas dimensões das subjetividades, das identidades e práticas sociais e da política. O grupo atua no desenvolvimento de projetos e atividades de pesquisa, ensino e extensão, e algumas delas serão apresentadas aos visitantes da UPA

Docente responsável: Daniela Palma

GRUPO E POR FALAR EM TRADUÇÃO

O grupo reúne professores e estudantes que desenvolvem pesquisas sobre teorias e práticas da tradução de áreas diversas: textos literários, legendagem, audiodescrição, adaptação, entre outros. Serão apresentados vídeos de algumas dessas pesquisas e livros traduzidos pelo grupo. Também serão feitas atividades interativas com os visitantes da UPA.

Docente responsável: Érica Luciene