Ciências Biológicas Licenciatura em Ciências Biológicas

Do que são feitos os organismos vivos?

A atividade irá demonstrar para os alunos o conceito de células através de lâminas de microscopia, serão preparadas, uma lâmina com células humanas, com células de plantas e com microrganismos.

Será feito o preparo de lâmina junto aos alunos, em que três tipos de lâmina serão preparadas com células humanas, de plantas e com microrganismos. As células humanas serão tiradas da mucosa oral dos próprios alunos e coradas com solução de cristal violeta. Nessa etapa será feita perguntas aos alunos sobre o que é constituído nosso corpo e apresentar o conceito de células. Após a apresentação do conceito será preparado a lâmina com as células da própria boca e visualizada no microscópio, e as estruturas como núcleo e citoplasma serão demostradas e explicadas. Além disso, lâminas já prontas com diferentes tipos de câncer serão demostradas para eles conhecerem e diferenciar os tipos celulares e os tipos de câncer. Após será explicado que todos os seres vivos possuem células e assim faremos lâminas com um pedaço da folha da planta Tradescantia sp para eles conhecerem as células vegetais. E será feito lâminas com água de um lago para eles verem outros seres vivos como protozoários e algas e diferenciar os tipos de seres vivos a partir de características celulares. Em seguida será dado aos alunos um copinho contendo gelatina incolor já endurecida e pediremos que os alunos depositem sua saliva antes e depois da assepsia oral com enxaguantes bucal e daremos a eles o material para ser levado para casa e ser visualizado após 2 a 3 dias o crescimento de bactérias e como isso é reduzido com a assepsia oral. Voltando para a lâmina de Tradescantia o conceito do pigmento encontrado nessa planta, chamado antocianina será novamente trazido na aula para o experimento bioquímico de pH feito com o suco de repolho roxo. O repolho roxo contém a antocianina que dá a cor ao repolho e que tem sua estrutura molecular e consequentemente sua cor modificada quando entra em contato com os íons H+ e OH-, respectivamente nas substâncias mais ácidas ou mais alcalinas. Assim usaremos um filtro preparado com esse suco para identificar o pH de diferentes soluções usadas na alimentação, como coca cola, limão e vinagre.