Biblioteca Central - BC

Espaço Vidas: O Programa Ecoedu e as conexões com a sociedade

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) apresentará, no Espaço Vidas, uma entrevista com Maria Eduarda Costa Dias Gomes e Gabriela Gonçalves, com o tema O Programa Ecoedu e as conexões com a sociedade.

Maria Eduarda Costa Dias Gomes, formada no ensino médio do Externato Rio Branco em São Bernardo do Campo, é, atualmente, estudante do curso de graduação de Engenharia Ambiental na Unicamp Limeira, onde atua no Programa De Extensão Ecoedu Ambiental e participa da atlética AAAETA.

Gabriela Santos Gonçalves, formada no ensino médio pela PEI Vitor Meireles, em Campinas, é, atualmente, graduanda em Saneamento Ambiental pela UNICAMP Limeira, onde atua como voluntária do Programa de Extensão Ecoedu Ambiental.

O Laboratório Ecoedu – é um Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão que fica localizado nas dependências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Tecnologia – Campus I, no município de Limeira, interior de São Paulo. Em 2006 foi criado o Projeto de Extensão Comunitária Ecoedu Ambiental diante da necessidade de um trabalho contínuo de extensão com grupos mais desfavorecidos da sociedade. Esse Projeto surgiu como uma nova alternativa de educação e de desenvolvimento integral para o município de Limeira e para o Campus 1 da Unicamp de Limeira.

O Projeto cresceu e virou um Programa com atualmente quatro Projetos atendendo as demandas solicitadas pela comunidade da cidade e região.

Desde então se apresenta como um Programa que valoriza o ser humano, que promove o autoconhecimento, a autoestima, o senso crítico e possibilita escolhas mais conscientes fazendo sempre o uso da Educação Ambiental como ferramenta de trabalho. Tem-se a convicção de que o potencial de transformação individual está na capacidade de cada um descobrir-se sujeito histórico e crítico de sua realidade.

A entrevista irá acontecer no Espaço Vidas (Piso 1) às 11h45.