Instituto de Computação - IC

Palestra – Computação é para você?

Nesta palestra empolgante, vamos explorar a ampla gama de áreas existentes dentro da computação. Desde o estudo de algoritmos, inteligência artificial, ciência de dados, segurança cibernética e muito mais, vamos destacar a importância de buscar essas áreas e descobrir nossas aptidões e gostos pessoais através de projetos, participação em iniciação científica e estágios.

Com um enfoque realista, porém inspirador, apresentaremos as diferentes possibilidades que a computação oferece, como inteligência artificial, robótica, cibersegurança, Internet das Coisas (IoT) e desenvolvimento de jogos. Ressaltaremos a importância de ajudar os alunos a identificar seus interesses e entusiasmar-se pelo potencial que a área oferece. Além disso, abordaremos os principais desafios que os cursos e carreiras em computação podem apresentar, bem como o perfil adequado para enfrentá-los, destacando a curiosidade, interesse por tecnologia, habilidade em resolver problemas de raciocínio lógico e apreço pelas disciplinas exatas.

Vamos também destacar que a computação não se resume apenas à programação e desmistificar crenças comuns, como a ideia de que é necessário ser um expert em programação desde o início, ou que a área é exclusiva para alguns grupos específicos. Mostraremos as várias aplicações práticas da computação, exemplificando com jogos, sites, programas e outras surpreendentes criações. A palestra será uma experiência transformadora, encorajando todos os participantes a explorar o mundo da computação, descobrir seu verdadeiro interesse e encontrar um caminho promissor em uma área de constante inovação e oportunidades.