Biblioteca Central - BC

“É maravilhoso que seja uma universidade pública, pois muitos alunos não têm condições de pagar. É incrível ter a oportunidade de vir estudar aqui e crescer na vida”. (Declaração de uma aluna de escola pública na UPA 2019).

Existem jovens que não acreditam que possam estudar na Unicamp porque estudam em escolas públicas e também por outras razões. É verdade: a dificuldade existe, mas não é absoluta. É preciso se esforçar e, com
determinação, alcançar o alvo de estudar na UNICAMP ou em outra universidade pública. A finalidade é fazer com que esses jovens passem a acreditar que são capazes e que é sim possível estudar em uma universidade como a Unicamp.

Por isso, o Laboratório de Acessibilidade (LAB) estabeleceu uma comunicação clara e com eixo na motivação – no sentido de que todo o esforço terá grande valor. O foco é fazer os jovens entenderem que seus destinos não estão selados por circunstâncias, mas por objetivos, os quais são pilares para a construção de um comportamento sólido e alinhado pelo desejo de realizar. Portanto, os conteúdos das atividades do LAB visam – por meio da conversa franca, da leitura que ensina e da cantoria que anima (pois em tudo há ensinamento) – atrair os jovens para que eles possam nos ouvir.

A Toca do Saber tem caráter motivacional e o objetivo é mostrar aos estudantes que a Universidade é um lugar acessível a todos. A atividade prevê contações de histórias, jogos interativos de adivinhação e músicas informativas
e motivacionais.