Biblioteca Central - BC

Visitação guiada: Coleção do professor Cesar Lattes

A exposição é composta por livros, objetos, documentos e fotos pessoais do Professor Cesar Lattes. O espaço conta a trajetória acadêmica deste ilustre e importante cientista brasileiro, que foi ao longo de sua vida acadêmica agraciado com diversos prêmios, dentre eles os títulos de Professor Emérito e Doutor Honoris Causa pela UNICAMP.

Cesare Mansueto Giulio Lattes, Cesar Lattes (1924-2005), foi um cientista brasileiro filho de imigrantes italianos, nascido em Curitiba, PR. Aos 19 anos, graduou-se em Física e Matemática e tornou-se assistente da cadeira de Física Teórica da USP. Em 1943 seguiu para a Inglaterra com o físico italiano Giuseppe Occhialini para trabalhar no Laboratório da Universidade de Bristol, sob a direção do físico britânico Cecil Powell. Juntos, descobriram uma nova partícula atômica “méson pi”, dando início à nova área de pesquisas, a física de partículas. Em 1948, como bolsista da Fundação Rockefeller, Lattes produziu, pela primeira vez, mésons artificiais em um acelerador de partículas nos Estados Unidos, garantindo novas descobertas sobre forças nucleares e uso da energia nuclear. De volta ao Brasil, em 1949, Lattes assume o cargo de professor da USP, que lhe concede o título de Doutor Honoris Causa. Contribuiu para a criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, e tornou-se membro da Academia de Ciências. Recebeu duas indicações ao prêmio Nobel de Física, de um total de sete indicações entre 1949 e 1954. Em 1951 participou da fundação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), criado para promover e estimular o desenvolvimento da investigação científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento. Foi contratado pela UNICAMP em 1967 como Professor Regente Titular do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW-Unicamp), o qual ajudou a fundar. Agraciado com os títulos de Professor Emérito e Doutor Honoris Causa pela Unicamp em 1986, Lattes consolidou sua carreira como maior cientista brasileiro e recebeu, em 1987, o Prêmio de Física da Academia de Ciências do Terceiro Mundo. Cesar Lattes faleceu em Campinas, São Paulo, no dia 8 de março de 2005 deixando um legado admirado por físicos e demais cientistas ao redor do mundo.

Tempo de visitação: 10 min
Número de pessoas: grupos de 15 pessoas